top of page
site_background_4b3.png

Newsletter Abes

um ponto de encontro de semioticistas de diferentes vertentes

2024

2025

jan

mai

ago

set

out

nov

dez

nesta edição: eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Ekaterina Volkova Américo. Boa leitura!

Entrevista com Paolo Fabbri no canal da ABES no YouTube

Em homenagem ao semioticista italiano Paolo Fabbri, a ABES acaba de publicar em seu canal no YouTube entrevista com ele e Alessandro Zinna. Realizada no V Congresso da ABES (2017), em Niterói, a entrevista foi uma iniciativa do Grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso da Universidade Federal Fluminense (SeDi - UFF). Clique aqui para acessar o vídeo.

acontece em breve

confira os próximos eventos e cursos da comunidade semiótica

08/05/2025

Leituras do GPS. Em 08/05/2025, às 18h, acontece o primeiro encontro do ano da série Leituras do GPS. Será discutido o texto Muralismo urbano e práticas semióticas. O leitor, a leitura, de Norma Discini, constante do livro Semiótica: horizontes, perspectiva, debates, organizado por Renata Mancini, Waldir Beividas e Ivã Carlos Lopes (2025). O link de acesso para o encontro pode ser encontrado no site do GPS.

09 e 23/05/2025

LabOrES 2025. O ciclo 2025 do Labores - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos do GES-USP, cuja temática são as Formas de Vida, realiza seus próximos encontros em maio (09 e 23) e junho (06), sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h30, em modo híbrido (presencial na sala 171 do prédio de Letras da FFLCH-USP e pelo Google Meet). A programação completa e o formulário para inscrições podem ser acessados por meio deste link.

14 e 28/05/2025

Séminaire international de sémiotique à Paris: Intelligence Artificielle générative et nouveaux enjeux sémiotiques. Traduction et appropriations créatives. O Seminário de Semiótica em Paris 2024-2025 dará continuidade à pesquisa coletiva iniciada na edição 2023-2024, focada nas teorias da enunciação e no impacto das paixões nos territórios semióticos abertos pela inteligência artificial. Neste ciclo, a ênfase será nos modelos computacionais de línguas e nos problemas de tradução. O seminário, organizado por Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité) e Maria Giulia Dondero (F.R.S.-FNRS/Université de Liège), acontece, presencialmente, na Maison Suger (Paris 6) e remotamente através deste link. As próximas sessões acontecerão em 14/05, 28/05 e 11/06. Mais informações e o calendário completo do seminário encontram-se aqui; vídeos das sessões passadas, aqui.

23/05/2025

Incomún: proyectos de vida a pesar de la representación. O Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP) promoverá o evento Incomún: proyectos de vida a pesar de la representación, ministrado por Mario Blaser (Memorial University of Newfoundland - St. John's). O evento acontecerá em 23/05/2025, às 14h, e será transmitido, ao vivo, pelo canal do Seminário de Semiótica da Unesp no YouTube. Clique aqui.

26 a 28/05/2025

18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana. Os eventos acontecerão em Brasília com o tema Signos em Expansão. A jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. De acordo com Peirce, os signos surgem a partir do desenvolvimento de outros signos, combinando elementos de primeiridade, secundidade e terceiridade. Pelo uso e pela experiência, os signos se expandem criando e quebrando hábitos. A Jornada Peirceana do CIEP surgiu em São Paulo, teve 17 edições realizadas em São Paulo e agora se desloca para Brasília. O comitê organizador é composto por Priscila Monteiro Borges (UnB), Patrícia Fonseca Fanaya (UnB), Juliana Rocha Franco (UEMG), Claudio Correia (UFS), Gustavo Rick Amaral (UAM/SP), Lucas Justino (UnB/PPGCOM-FAC), Levy Henrique Bittencourt (PUC-SP), Maurício da Silva Neubern (UnB/IP/PCL), Renan Baggio (SEED/PR), Roberto Chiachiri (U. Metodista-SP), Rodrigo Strieder (UnB/MAT) e Tarcísio Cardoso (UFBA). Mais informações aqui.

28/05/2025

Colóquio Cecília Meireles e Lúcio Cardoso. Promovido pela Universidade Federal da Paraíba, o colóquio conta com a palestra “O espaço da interdição em Crônica da casa assassinada”, que será proferida por Ernani Terra (PUC-SP/UPM/USP), on-line, às 19h. A palestra busca apresentar como se manifesta o discurso da interdição no romance Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, a partir da análise da categoria espaço. Mais informações aqui.

25 a 27/06/2025

Échelle, mesure, démesure… incommensurabilité. Questions sémiotiques. Mais de trinta anos depois da publicação da obra coletiva La quantité et ses modulations qualitatives (1992), dirigida por Jacques Fontanille, e dois anos depois da obra editada por Tiziana Migliore e Marion Colas-Blaise, Semiotica del formato, Misure, peso, volume, proporzioni, scala (2022), propõe-se renovar a reflexão semiótica sobre a questão da escala, em colóquio organizado por Juan Alonso Aldama, Denis Bertrand, Jean-François Bordron, Valérie Brunetière, Bernard Darras, Verónica Estay Stange, Paul Cobley e Kalevi Kull. O colóquio acontece de 25 a 27/06/2025, na Université Paris Cité. Confira mais informações aqui.

08 a 11/07/2025

XVI Congresso Internacional da ALED. Acontece em Belo Horizonte o XVI Congresso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), em edição especial que celebra os 30 anos da fundação da ALED. Trata-se de uma ocasião privilegiada para refletir sobre as discursividades contemporâneas, as redes de pesquisa e as problemáticas que se desenvolvem hoje no campo dos estudos do discurso e das ciências da linguagem, com abertura para a interdisciplinaridade que sempre constituiu a essência dos estudos discursivos. O tema central, Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital, permite induzir uma reflexão plural e fundamental sobre os desafios do mundo atual, as transformações no cenário político, as mudanças climáticas, as diferentes esferas discursivas, os desafios públicos, midiáticos e políticos dos discursos digitais, entre outros objetos. Para mais informações, confira aqui.

07 a 11/07/2025

III ELinG. O Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) do Estado de São Paulo convida pesquisadores(as), docentes e discentes a participar da III ELinG, a ocorrer de 07 a 11/07/2025 de modo híbrido (presencialmente no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e online). As inscrições para oficinas e minicursos vão até 04/07/2025 ou enquanto houver vagas. Confira aqui mais informações.

Setembro de 2025

Sebeok Fellow Award premia Lucia Santaella. O prêmio Sebeok Fellow Award reconhece contribuições excepcionais ao desenvolvimento da teoria dos signos. No encontro anual da Semiotic Society of America, que acontece em setembro, em Praga, o Comitê do Sebeok Award premiará Lucia Santaella (PUC-SP) pela sua contribuição aos estudos de Charles S. Peirce. O prêmio reconhece contribuições excepcionais para o desenvolvimento da teoria dos signos e é a mais alta honraria concedida pela sociedade.

site_background_4b3.png

no prelo e na praça

confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

Filtri.png

Semiotica dei Filtri

Sob a coordenação de Francesco Piluso e Massimo Leone, o livro reúne diversos ensaios sobre o tema da semiótica dos filtros. Os textos reunidos no volume buscam investigar a pluralidade de significados culturais, as múltiplas configurações narrativas e as evoluções tecnoestéticas do filtro, partindo da ambivalência linguística desse objeto, traduzida em inglês pela dialética entre os termos philter e filter. O primeiro é o filtro no sentido de uma poção mágica, de efeito prodigioso, que induz quem a bebe a praticar ações contrárias à sua vontade; o segundo indica, em vez disso, o que impede o contato direto entre duas entidades ou objetos, como um feltro, uma membrana ou um espaço intermediário, que ao mesmo tempo separa e conecta. Uma diferença semântica que parece encontrar síntese hoje na era digital, em que os filtros são, ao mesmo tempo, filtro e filtro: ferramenta de sedução e manipulação, barreira que impede uma experiência de autenticidade, mas em todo caso condição de possibilidade da experiência. Cada contribuição explora um aspecto e significado diferente do filtro ou, melhor ainda, uma maneira diferente do filtro criar e dar significado, com a intenção comum de reconhecer e destacar a relevância semiótica deste objeto. Para adquiri-lo ou acessá-lo em versão digital, clique aqui.

Estudos_linguagem

Revista de Estudos da Linguagem

Revista de Estudos da Linguagem é um periódico trimestral mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG desde 1992. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Teoria e Análise Linguística, permitindo aos pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. O número recém-publicado traz dossiê temático dedicado a discussões atuais no campo da Linguística Geral brasileira. Para acessar, clique aqui.

Cahiers_cultures

Cahiers de sémiotique des cultures

Sob a coordenação de Pierluigi Basso Fossali e Lia Kurts-Wöste, foi publicado novo número da revista Cahiers de sémiotique des cultures 2025 – 1, n° 3 - Écologie du sens, sens de l’écologie. A publicação traz textos sobre a ecologia do significado, sobre as relações entre o humano e a pluralidade dos seus ambientes de evolução, sobre questões de escala e de responsabilidade nos processos de sentido em transferência e na construção histórica de práticas e objetos culturais. Para acessar, clique aqui.

ocho_arquesemiotica

Ocho Ensayos para Una Arquesemiótica

Organizador por Roberto Flores, pesqiusador da direção de Entologia e Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, o volume, recém-publicado em formato ebook, contém reflexões de oito pesquisadores em torno da arquesemiótica, disciplina nova que propõe instrumentos conceituais e metodológicos e oferece métodos de ordenamento e leitura que favorecem a interpretação material para a análise significativa do passado. Disponível para compra aqui.

chamadas para publicações e eventos

revistas e eventos de semiótica e campos afins com convocações em aberto

apres_retour.png

Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”

Está aberta a chamada para comunicações na jornada Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”, coorganizada pela Université Paris-Panthéon-Assas (CARISM-IFP) e Université Panteion d'Athènes. A jornada tem como objetivo interrogar o papel e as práticas dos meios de comunicação e dos profissionais da comunicação na estruturação das temporalidades pós-crise: a maneira como contribuem para formular uma memória da crise, traçando os contornos de um futuro possível. Pesquisadores interessados estão convidados a propor comunicações sobre os mecanismos de fabricação do “retorno à normalidade”, as estratégias discursivas e suas implicações sociais e políticas. As propostas de comunicação deverão enviadas até 12/05/2025 aos membros do comitê científico: stefanos.pnevmatikos@u-paris2.frjaercio-bento.da-silva@u-paris2.fr e cristian.monforte-rubia@u-paris2.fr. Mais informações e eixos de pesquisa detalhados na chamada completa, disponível aqui.

cihalcep3.png

VIII Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine enespañol y portugués – CIHALCEP 2025

O VIII CIHALCEP acontecerá entre 18 e 20/06/2025, na Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca. Para participar no congresso, é possível inscrever-se com uma proposta de comunicação, de apresentação de livro ou como ouvinte. O envio de trabalhos pode ser feito através do formulário disponível neste link. Para submeter uma proposta de apresentação de livro, as indicações e o formulário estão disponíveis aqui. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.

unnamed.png

Revista de Estudos da Linguagem

A Revista de Estudos da Linguagem, periódico trimestral mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, está com convocatória aberta para a publicação Narrativas de Teor Testemunhal como Discursos de Resistência. Os organizadores são Glaucia Muniz Proença Lara (UFMG/CNPq), Luciano Magnoni Tocaia (UFMG) e Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires). Aceitam-se para esta publicação, artigos em português, inglês, francês ou espanhol que desenvolvam, com base em abordagens teórico-metodológicas de natureza discursiva, reflexões e/ou análises sobre narrativas de teor testemunhal, pensadas como uma possibilidade de escape do  “sítio da outridade” (Seligmann-Silva, 2023), a partir de uma “desorganização da fala” (Orlandi, 2004), na qual, a contrapelo, os sujeitos resistem aos “enquadramentos” (Pollak, 1989) que lhes são impostos pelo discurso hegemônico vigente. O prazo para submissão de artigos vai até 01/05/2025 e mais informações podem ser encontradas aqui.​​

Versus

Revista Versus
Estão abertas as chamadas para publicação em dois números da Versus, que serão publicados em 2026. Os números, coordenados por Anna Maria Lorusso, Claudio Paolucci e Patrizia Violi, intitulados Atualidade e desenvolvimentos da teoria de Eco, aproveitam a data do décimo aniversário do falecimento de Umberto Eco para mapear as pistas abertas por sua pesquisa no campo da semiótica, a fim de identificar as trajetórias que ele inaugurou. A Versus é uma das primeiras e mais renomadas revistas internacionais de semiótica, filosofia e teoria da linguagem. Há mais de quarenta anos, tem sido um ponto de referência fundamental para a pesquisa semiótica. Foi fundada em 1971 por Umberto Eco, que atuou como editor até seu falecimento em fevereiro de 2016. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.​​

Res
Res

Revistas Humanas Res e Letras em Revista
Está aberta a chamada para publicação dos trabalhos apresentados no I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE), realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em setembro de 2024. As revistas Humana Res e Letras em Revista convidam os participantes do I ESLAE a submeterem seus artigos até 02/06/2025. Os dossiês têm como objetivo divulgar as produções acadêmicas resultantes do evento, no qual houve uma rica troca de saberes sobre os avanços recentes nas áreas da Semiótica e da Linguística aplicadas ao ensino. As revistas contarão, ainda, com seção livre, aberta à submissão de trabalhos inéditos nas áreas de estudos linguísticos e literários, incluindo pesquisas científicas originais, ensaios teóricos fundamentados em revisão de literatura e resenhas de livros. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo e-mail eslae_organizacao@uespi.br.​​

unnamed (6).png

Centro Internazionale di Scienze Semiotiche
O Centro Internacional de Ciências Semióticas Umberto Eco da Universidade de Urbino organiza, nos dias 8 a 12 de setembro de 2025, o ciclo de Seminários O discurso das ciências humanas e sociais: caixas pretas e procedimentos de descoberta. Pesquisadores de todos os campos do conhecimento social são convidados a submeter propostas de participação - individual ou em grupo - aos seminários. As comunicações terão duração de 20 minutos. Está prevista a publicação em acesso aberto dos anais do seminário. Prazo para submissão de propostas se encerra em 20/06/2025. E-mail de contato: semiotica@uniurb.it. Para mais informações, acesse aqui.​​

Casa

Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA)
A revista Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA) estará recebendo trabalhos para o dossiê “Vozes do Antropoceno”, organizado por Carlo Andrea Tassinari (UniBo/Unesp) e Jean Cristtus Portela (Unesp/CNPq), até o dia 15 de agosto de 2025. O dossiê será publicado no v. 18, n. 2, dez. 2025. Concomitantemente, continuará recebendo, em fluxo contínuo, contribuições para a seção "Varia". Para mais informações, acesse aqui.​​

Topicos_seminario
Topicos_seminario

Tópicos del Seminario
Está aberta uma nova chamada para publicação na revista Tópicos del Seminário sobre o tema Figuratividade e Expressão do Sensível. Este dossiê é coordenado por Denis Bertrand. O prazo final para submissões é 29/10/2025. Para mais informações, acesse aqui.​​

aconteceu em abril

o que aconteceu na comunidade semiótica

Abralin

As estratégias discursivas de construção da verdade

Aconteceu em abril o curso As estratégias discursivas de construção da verdade, no âmbito da programação do evento Escolas da Abralin. O curso foi ministrado de forma online, ao longo de 4 aulas, nos dias 08, 15, 22 e 29/04, conduzidas respectivamente por Paolo Demuru, Diana Luz Pessoa de Barros, Renata Mancini e Regina Gomes. O curso tratou, na perspectiva da Semiótica discursiva, da questão da desinformação e teve como objetivo contribuir para o conhecimento das estratégias que fazem o discurso parecer verdadeiro e para que a escola possa ensinar como reconhecer esses procedimentos discursivos e os afetos e emoções envolvidos nos contratos que produzem diferentes tipos de discursos desinformativos. Foram analisados discursos mentirosos de tipos diversos, tais como falsas revisões da História e da ciência, discursos negacionistas e conspiratórios ou fake news.

Forma de vida algoritmica

Redes Sociais e Semiótica

O projeto de extensão Educação Linguística da UFF realizou o primeiro minicurso do ano: Redes Sociais e Semiótica. Ofertado pela pós-doutoranda Mariana Coutinho (UFF), o curso aconteceu entre os dias 14 e 16/04/2025 e teve, entre outros, os objetivos de entender melhor como se dá a enunciação nas mídias sociais, articular o contexto digital e as ferramentas da semiótica francesa e trazer uma leitura semiótica sobre as plataformas e os algoritmos.

unnamed__10_-removebg-preview.png

Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem semiótica

Aconteceu entre 14 e 17/04 o curso Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem  semiótica, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH-USP. O curso se propôs a discutir como a semiótica discursiva pode contribuir para a compreensão das estratégias de sentido que sustentam discursos racistas, xenofóbicos e intolerantes, a partir da análise de como essas formas de discurso são construídas e de que modo operam sobre os afetos e a sensibilidade dos leitores, indo além da argumentação lógica para mobilizar adesões. O curso foi ministrado por Eduardo Prachedes Queiroz (USP), Eliane Soares de Lima (UFF), Gustavo Cardoso Bonin (USP) e Renata Ciampone Mancini (USP).

Semiotica_multimodais

A Semiótica na leitura de textos multimodais

Em 16/04/2025, aconteceu o evento online A Semiótica na leitura de textos multimodais, apresentado por Thiago Correa (UNESP), que desenvolve pesquisa de pós-doutorado, intitulada Leitura multimodal nos muros da escola: desafios e oportunidades na Educação Básica (ProPe). O evento fez parte do Conversas Semióticas,  organizado pelo SemiÓLab (Laboratório de Semiótica da UFPB).

unnamed (13).png

Doação do acervo de Boris Schnaiderman

O Centro de Apoio à Pesquisa Histórica (CAPH) Sérgio Buarque de Holanda, da USP, recebeu, como doação, o acervo pessoal de Boris Schnaiderman, composto de materiais preciosos relativos à atividade do professor e à difusão da cultura russa do Brasil: cartas, traduções, cadernetas, fotografias, documentos institucionais, arguições de tese, dentre outros.  O processo de doação foi parte do projeto “Exílio e tradução: os textos russos”, apoiado pela FAPESP.

nota semiótica

Ekaterina Volkova Américo relata como, para Lotman, a imprevisibilidade é a essência da criação cultural.

Ekaterina

IÚRI LOTMAN: ENTRE A ESTRUTURA E A IMPREVISIBILIDADE 

por Ekaterina Volkova  Américo

Embora no Brasil o semioticista soviético Iúri Lotman (1922-1993) seja mais conhecido como estruturalista, as recentes traduções dos seus trabalhos mais tardios, como o livro Mecanismos imprevisíveis da cultura (2022), organizado por Irene Machado, evidenciam diferentes facetas do seu pensamento. A abordagem histórico-cultural que permeia a sua obra revela uma contradição: se na primeira etapa, fortemente influenciada pela corrente formalista e pelo estruturalismo ocidental, prevalecia o anseio de explicar os fenômenos histórico-culturais por meio da sua estruturação, na segunda etapa, que se deu após o encerramento das atividades da Escola Semiótica de Tartu-Moscou (1960-1970), os processos culturais universais passaram a ser abordados pelo prisma da imprevisibilidade que se manifesta mediante explosões. Tal coexistência entre a estrutura e a imprevisibilidade pode parecer bastante contraditória.
 

É verdade que as origens dos estudos semióticos soviéticos são marcadas pela busca de ordenar o caos mediante a sua estruturação, mas, para Lotman, é justamente o caos que gera, alimenta e enriquece as estruturas. O imprevisível atua como uma matéria criadora e propulsora da história. Ademais, não só o futuro, mas também o passado podem ser pensados como imprevisíveis. Um acontecimento histórico, visto como uma consequência lógica e inevitável, é apenas a realização de uma das possibilidades prováveis.
 

A imprevisibilidade também está na base dos processos comunicativos, uma vez que a transmissão de uma mensagem do emissor para o receptor jamais ocorre de uma forma direta e linear. Nesse processo, inevitavelmente sugerem ruídos de comunicação que, para Lotman, não são necessariamente prejudiciais. A geração de novos sentidos e textos da cultura resulta precisamente da incompreensão. A imprevisibilidade desse percurso, que também pode ser chamado de tradução, se dá graças à natureza única de cada um dos seres humanos. No limite, o comportamento imprevisível e sem lógica do outro pode ser avaliado como loucura, que, para Lotman, representa o comportamento imprevisível próprio do intelecto humano. Isto é, a loucura representa a criatividade. A arte, que recria a realidade, mas também explora outros caminhos possíveis, expressa da melhor maneira possível a natureza criativa do ser humano. A arte, portanto, seria a expressão mais potente da imprevisibilidade. 

 

Para esta edição, Ekaterina nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.

Paulo

Pedro Fonseca

Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara

Sara Tavares

Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP

Faltou algo nesta edição?

Tem uma notícia para compartilhar conosco?

A Newsletter da ABES circulará mensalmente.

Para a edição de abril/2025, envie suas contribuições até o dia 1/6/2025.

Contate-nos via abes.midias@gmail.com

bottom of page