nesta edição: eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Ekaterina Volkova Américo. Boa leitura!
Entrevista com Paolo Fabbri no canal da ABES no YouTube
Em homenagem ao semioticista italiano Paolo Fabbri, a ABES acaba de publicar em seu canal no YouTube entrevista com ele e Alessandro Zinna. Realizada no V Congresso da ABES (2017), em Niterói, a entrevista foi uma iniciativa do Grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso da Universidade Federal Fluminense (SeDi - UFF). Clique aqui para acessar o vídeo.
acontece em breve
confira os próximos eventos e cursos da comunidade semiótica
08/05/2025
Leituras do GPS. Em 08/05/2025, às 18h, acontece o primeiro encontro do ano da série Leituras do GPS. Será discutido o texto Muralismo urbano e práticas semióticas. O leitor, a leitura, de Norma Discini, constante do livro Semiótica: horizontes, perspectiva, debates, organizado por Renata Mancini, Waldir Beividas e Ivã Carlos Lopes (2025). O link de acesso para o encontro pode ser encontrado no site do GPS.
09 e 23/05/2025
LabOrES 2025. O ciclo 2025 do Labores - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos do GES-USP, cuja temática são as Formas de Vida, realiza seus próximos encontros em maio (09 e 23) e junho (06), sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h30, em modo híbrido (presencial na sala 171 do prédio de Letras da FFLCH-USP e pelo Google Meet). A programação completa e o formulário para inscrições podem ser acessados por meio deste link.
14 e 28/05/2025
Séminaire international de sémiotique à Paris: Intelligence Artificielle générative et nouveaux enjeux sémiotiques. Traduction et appropriations créatives. O Seminário de Semiótica em Paris 2024-2025 dará continuidade à pesquisa coletiva iniciada na edição 2023-2024, focada nas teorias da enunciação e no impacto das paixões nos territórios semióticos abertos pela inteligência artificial. Neste ciclo, a ênfase será nos modelos computacionais de línguas e nos problemas de tradução. O seminário, organizado por Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité) e Maria Giulia Dondero (F.R.S.-FNRS/Université de Liège), acontece, presencialmente, na Maison Suger (Paris 6) e remotamente através deste link. As próximas sessões acontecerão em 14/05, 28/05 e 11/06. Mais informações e o calendário completo do seminário encontram-se aqui; vídeos das sessões passadas, aqui.
23/05/2025
Incomún: proyectos de vida a pesar de la representación. O Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP) promoverá o evento Incomún: proyectos de vida a pesar de la representación, ministrado por Mario Blaser (Memorial University of Newfoundland - St. John's). O evento acontecerá em 23/05/2025, às 14h, e será transmitido, ao vivo, pelo canal do Seminário de Semiótica da Unesp no YouTube. Clique aqui.
26 a 28/05/2025
18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana. Os eventos acontecerão em Brasília com o tema Signos em Expansão. A jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. De acordo com Peirce, os signos surgem a partir do desenvolvimento de outros signos, combinando elementos de primeiridade, secundidade e terceiridade. Pelo uso e pela experiência, os signos se expandem criando e quebrando hábitos. A Jornada Peirceana do CIEP surgiu em São Paulo, teve 17 edições realizadas em São Paulo e agora se desloca para Brasília. O comitê organizador é composto por Priscila Monteiro Borges (UnB), Patrícia Fonseca Fanaya (UnB), Juliana Rocha Franco (UEMG), Claudio Correia (UFS), Gustavo Rick Amaral (UAM/SP), Lucas Justino (UnB/PPGCOM-FAC), Levy Henrique Bittencourt (PUC-SP), Maurício da Silva Neubern (UnB/IP/PCL), Renan Baggio (SEED/PR), Roberto Chiachiri (U. Metodista-SP), Rodrigo Strieder (UnB/MAT) e Tarcísio Cardoso (UFBA). Mais informações aqui.
28/05/2025
Colóquio Cecília Meireles e Lúcio Cardoso. Promovido pela Universidade Federal da Paraíba, o colóquio conta com a palestra “O espaço da interdição em Crônica da casa assassinada”, que será proferida por Ernani Terra (PUC-SP/UPM/USP), on-line, às 19h. A palestra busca apresentar como se manifesta o discurso da interdição no romance Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, a partir da análise da categoria espaço. Mais informações aqui.
25 a 27/06/2025
Échelle, mesure, démesure… incommensurabilité. Questions sémiotiques. Mais de trinta anos depois da publicação da obra coletiva La quantité et ses modulations qualitatives (1992), dirigida por Jacques Fontanille, e dois anos depois da obra editada por Tiziana Migliore e Marion Colas-Blaise, Semiotica del formato, Misure, peso, volume, proporzioni, scala (2022), propõe-se renovar a reflexão semiótica sobre a questão da escala, em colóquio organizado por Juan Alonso Aldama, Denis Bertrand, Jean-François Bordron, Valérie Brunetière, Bernard Darras, Verónica Estay Stange, Paul Cobley e Kalevi Kull. O colóquio acontece de 25 a 27/06/2025, na Université Paris Cité. Confira mais informações aqui.
08 a 11/07/2025
XVI Congresso Internacional da ALED. Acontece em Belo Horizonte o XVI Congresso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), em edição especial que celebra os 30 anos da fundação da ALED. Trata-se de uma ocasião privilegiada para refletir sobre as discursividades contemporâneas, as redes de pesquisa e as problemáticas que se desenvolvem hoje no campo dos estudos do discurso e das ciências da linguagem, com abertura para a interdisciplinaridade que sempre constituiu a essência dos estudos discursivos. O tema central, Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital, permite induzir uma reflexão plural e fundamental sobre os desafios do mundo atual, as transformações no cenário político, as mudanças climáticas, as diferentes esferas discursivas, os desafios públicos, midiáticos e políticos dos discursos digitais, entre outros objetos. Para mais informações, confira aqui.
07 a 11/07/2025
III ELinG. O Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) do Estado de São Paulo convida pesquisadores(as), docentes e discentes a participar da III ELinG, a ocorrer de 07 a 11/07/2025 de modo híbrido (presencialmente no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e online). As inscrições para oficinas e minicursos vão até 04/07/2025 ou enquanto houver vagas. Confira aqui mais informações.
Setembro de 2025
Sebeok Fellow Award premia Lucia Santaella. O prêmio Sebeok Fellow Award reconhece contribuições excepcionais ao desenvolvimento da teoria dos signos. No encontro anual da Semiotic Society of America, que acontece em setembro, em Praga, o Comitê do Sebeok Award premiará Lucia Santaella (PUC-SP) pela sua contribuição aos estudos de Charles S. Peirce. O prêmio reconhece contribuições excepcionais para o desenvolvimento da teoria dos signos e é a mais alta honraria concedida pela sociedade.

no prelo e na praça
confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

Semiotica dei Filtri
Sob a coordenação de Francesco Piluso e Massimo Leone, o livro reúne diversos ensaios sobre o tema da semiótica dos filtros. Os textos reunidos no volume buscam investigar a pluralidade de significados culturais, as múltiplas configurações narrativas e as evoluções tecnoestéticas do filtro, partindo da ambivalência linguística desse objeto, traduzida em inglês pela dialética entre os termos philter e filter. O primeiro é o filtro no sentido de uma poção mágica, de efeito prodigioso, que induz quem a bebe a praticar ações contrárias à sua vontade; o segundo indica, em vez disso, o que impede o contato direto entre duas entidades ou objetos, como um feltro, uma membrana ou um espaço intermediário, que ao mesmo tempo separa e conecta. Uma diferença semântica que parece encontrar síntese hoje na era digital, em que os filtros são, ao mesmo tempo, filtro e filtro: ferramenta de sedução e manipulação, barreira que impede uma experiência de autenticidade, mas em todo caso condição de possibilidade da experiência. Cada contribuição explora um aspecto e significado diferente do filtro ou, melhor ainda, uma maneira diferente do filtro criar e dar significado, com a intenção comum de reconhecer e destacar a relevância semiótica deste objeto. Para adquiri-lo ou acessá-lo em versão digital, clique aqui.

Revista de Estudos da Linguagem
Revista de Estudos da Linguagem é um periódico trimestral mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG desde 1992. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Teoria e Análise Linguística, permitindo aos pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. O número recém-publicado traz dossiê temático dedicado a discussões atuais no campo da Linguística Geral brasileira. Para acessar, clique aqui.

Cahiers de sémiotique des cultures
Sob a coordenação de Pierluigi Basso Fossali e Lia Kurts-Wöste, foi publicado novo número da revista Cahiers de sémiotique des cultures 2025 – 1, n° 3 - Écologie du sens, sens de l’écologie. A publicação traz textos sobre a ecologia do significado, sobre as relações entre o humano e a pluralidade dos seus ambientes de evolução, sobre questões de escala e de responsabilidade nos processos de sentido em transferência e na construção histórica de práticas e objetos culturais. Para acessar, clique aqui.

Ocho Ensayos para Una Arquesemiótica
Organizador por Roberto Flores, pesqiusador da direção de Entologia e Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, o volume, recém-publicado em formato ebook, contém reflexões de oito pesquisadores em torno da arquesemiótica, disciplina nova que propõe instrumentos conceituais e metodológicos e oferece métodos de ordenamento e leitura que favorecem a interpretação material para a análise significativa do passado. Disponível para compra aqui.
chamadas para publicações e eventos
revistas e eventos de semiótica e campos afins com convocações em aberto

Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”
Está aberta a chamada para comunicações na jornada Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”, coorganizada pela Université Paris-Panthéon-Assas (CARISM-IFP) e Université Panteion d'Athènes. A jornada tem como objetivo interrogar o papel e as práticas dos meios de comunicação e dos profissionais da comunicação na estruturação das temporalidades pós-crise: a maneira como contribuem para formular uma memória da crise, traçando os contornos de um futuro possível. Pesquisadores interessados estão convidados a propor comunicações sobre os mecanismos de fabricação do “retorno à normalidade”, as estratégias discursivas e suas implicações sociais e políticas. As propostas de comunicação deverão enviadas até 12/05/2025 aos membros do comitê científico: stefanos.pnevmatikos@u-paris2.fr, jaercio-bento.da-silva@u-paris2.fr e cristian.monforte-rubia@u-paris2.fr. Mais informações e eixos de pesquisa detalhados na chamada completa, disponível aqui.

VIII Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine enespañol y portugués – CIHALCEP 2025
O VIII CIHALCEP acontecerá entre 18 e 20/06/2025, na Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca. Para participar no congresso, é possível inscrever-se com uma proposta de comunicação, de apresentação de livro ou como ouvinte. O envio de trabalhos pode ser feito através do formulário disponível neste link. Para submeter uma proposta de apresentação de livro, as indicações e o formulário estão disponíveis aqui. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.

Revista de Estudos da Linguagem
A Revista de Estudos da Linguagem, periódico trimestral mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, está com convocatória aberta para a publicação Narrativas de Teor Testemunhal como Discursos de Resistência. Os organizadores são Glaucia Muniz Proença Lara (UFMG/CNPq), Luciano Magnoni Tocaia (UFMG) e Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires). Aceitam-se para esta publicação, artigos em português, inglês, francês ou espanhol que desenvolvam, com base em abordagens teórico-metodológicas de natureza discursiva, reflexões e/ou análises sobre narrativas de teor testemunhal, pensadas como uma possibilidade de escape do “sítio da outridade” (Seligmann-Silva, 2023), a partir de uma “desorganização da fala” (Orlandi, 2004), na qual, a contrapelo, os sujeitos resistem aos “enquadramentos” (Pollak, 1989) que lhes são impostos pelo discurso hegemônico vigente. O prazo para submissão de artigos vai até 01/05/2025 e mais informações podem ser encontradas aqui.

Revista Versus
Estão abertas as chamadas para publicação em dois números da Versus, que serão publicados em 2026. Os números, coordenados por Anna Maria Lorusso, Claudio Paolucci e Patrizia Violi, intitulados Atualidade e desenvolvimentos da teoria de Eco, aproveitam a data do décimo aniversário do falecimento de Umberto Eco para mapear as pistas abertas por sua pesquisa no campo da semiótica, a fim de identificar as trajetórias que ele inaugurou. A Versus é uma das primeiras e mais renomadas revistas internacionais de semiótica, filosofia e teoria da linguagem. Há mais de quarenta anos, tem sido um ponto de referência fundamental para a pesquisa semiótica. Foi fundada em 1971 por Umberto Eco, que atuou como editor até seu falecimento em fevereiro de 2016. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.


Revistas Humanas Res e Letras em Revista
Está aberta a chamada para publicação dos trabalhos apresentados no I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE), realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em setembro de 2024. As revistas Humana Res e Letras em Revista convidam os participantes do I ESLAE a submeterem seus artigos até 02/06/2025. Os dossiês têm como objetivo divulgar as produções acadêmicas resultantes do evento, no qual houve uma rica troca de saberes sobre os avanços recentes nas áreas da Semiótica e da Linguística aplicadas ao ensino. As revistas contarão, ainda, com seção livre, aberta à submissão de trabalhos inéditos nas áreas de estudos linguísticos e literários, incluindo pesquisas científicas originais, ensaios teóricos fundamentados em revisão de literatura e resenhas de livros. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo e-mail eslae_organizacao@uespi.br.
.png)
Centro Internazionale di Scienze Semiotiche
O Centro Internacional de Ciências Semióticas Umberto Eco da Universidade de Urbino organiza, nos dias 8 a 12 de setembro de 2025, o ciclo de Seminários O discurso das ciências humanas e sociais: caixas pretas e procedimentos de descoberta. Pesquisadores de todos os campos do conhecimento social são convidados a submeter propostas de participação - individual ou em grupo - aos seminários. As comunicações terão duração de 20 minutos. Está prevista a publicação em acesso aberto dos anais do seminário. Prazo para submissão de propostas se encerra em 20/06/2025. E-mail de contato: semiotica@uniurb.it. Para mais informações, acesse aqui.

Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA)
A revista Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA) estará recebendo trabalhos para o dossiê “Vozes do Antropoceno”, organizado por Carlo Andrea Tassinari (UniBo/Unesp) e Jean Cristtus Portela (Unesp/CNPq), até o dia 15 de agosto de 2025. O dossiê será publicado no v. 18, n. 2, dez. 2025. Concomitantemente, continuará recebendo, em fluxo contínuo, contribuições para a seção "Varia". Para mais informações, acesse aqui.
Tópicos del Seminario
Está aberta uma nova chamada para publicação na revista Tópicos del Seminário sobre o tema Figuratividade e Expressão do Sensível. Este dossiê é coordenado por Denis Bertrand. O prazo final para submissões é 29/10/2025. Para mais informações, acesse aqui.
aconteceu em abril
o que aconteceu na comunidade semiótica

As estratégias discursivas de construção da verdade
Aconteceu em abril o curso As estratégias discursivas de construção da verdade, no âmbito da programação do evento Escolas da Abralin. O curso foi ministrado de forma online, ao longo de 4 aulas, nos dias 08, 15, 22 e 29/04, conduzidas respectivamente por Paolo Demuru, Diana Luz Pessoa de Barros, Renata Mancini e Regina Gomes. O curso tratou, na perspectiva da Semiótica discursiva, da questão da desinformação e teve como objetivo contribuir para o conhecimento das estratégias que fazem o discurso parecer verdadeiro e para que a escola possa ensinar como reconhecer esses procedimentos discursivos e os afetos e emoções envolvidos nos contratos que produzem diferentes tipos de discursos desinformativos. Foram analisados discursos mentirosos de tipos diversos, tais como falsas revisões da História e da ciência, discursos negacionistas e conspiratórios ou fake news.

Redes Sociais e Semiótica
O projeto de extensão Educação Linguística da UFF realizou o primeiro minicurso do ano: Redes Sociais e Semiótica. Ofertado pela pós-doutoranda Mariana Coutinho (UFF), o curso aconteceu entre os dias 14 e 16/04/2025 e teve, entre outros, os objetivos de entender melhor como se dá a enunciação nas mídias sociais, articular o contexto digital e as ferramentas da semiótica francesa e trazer uma leitura semiótica sobre as plataformas e os algoritmos.

Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem semiótica
Aconteceu entre 14 e 17/04 o curso Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem semiótica, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH-USP. O curso se propôs a discutir como a semiótica discursiva pode contribuir para a compreensão das estratégias de sentido que sustentam discursos racistas, xenofóbicos e intolerantes, a partir da análise de como essas formas de discurso são construídas e de que modo operam sobre os afetos e a sensibilidade dos leitores, indo além da argumentação lógica para mobilizar adesões. O curso foi ministrado por Eduardo Prachedes Queiroz (USP), Eliane Soares de Lima (UFF), Gustavo Cardoso Bonin (USP) e Renata Ciampone Mancini (USP).

A Semiótica na leitura de textos multimodais
Em 16/04/2025, aconteceu o evento online A Semiótica na leitura de textos multimodais, apresentado por Thiago Correa (UNESP), que desenvolve pesquisa de pós-doutorado, intitulada Leitura multimodal nos muros da escola: desafios e oportunidades na Educação Básica (ProPe). O evento fez parte do Conversas Semióticas, organizado pelo SemiÓLab (Laboratório de Semiótica da UFPB).

Doação do acervo de Boris Schnaiderman
O Centro de Apoio à Pesquisa Histórica (CAPH) Sérgio Buarque de Holanda, da USP, recebeu, como doação, o acervo pessoal de Boris Schnaiderman, composto de materiais preciosos relativos à atividade do professor e à difusão da cultura russa do Brasil: cartas, traduções, cadernetas, fotografias, documentos institucionais, arguições de tese, dentre outros. O processo de doação foi parte do projeto “Exílio e tradução: os textos russos”, apoiado pela FAPESP.
nota semiótica
Ekaterina Volkova Américo relata como, para Lotman, a imprevisibilidade é a essência da criação cultural.

IÚRI LOTMAN: ENTRE A ESTRUTURA E A IMPREVISIBILIDADE
por Ekaterina Volkova Américo
Embora no Brasil o semioticista soviético Iúri Lotman (1922-1993) seja mais conhecido como estruturalista, as recentes traduções dos seus trabalhos mais tardios, como o livro Mecanismos imprevisíveis da cultura (2022), organizado por Irene Machado, evidenciam diferentes facetas do seu pensamento. A abordagem histórico-cultural que permeia a sua obra revela uma contradição: se na primeira etapa, fortemente influenciada pela corrente formalista e pelo estruturalismo ocidental, prevalecia o anseio de explicar os fenômenos histórico-culturais por meio da sua estruturação, na segunda etapa, que se deu após o encerramento das atividades da Escola Semiótica de Tartu-Moscou (1960-1970), os processos culturais universais passaram a ser abordados pelo prisma da imprevisibilidade que se manifesta mediante explosões. Tal coexistência entre a estrutura e a imprevisibilidade pode parecer bastante contraditória.
É verdade que as origens dos estudos semióticos soviéticos são marcadas pela busca de ordenar o caos mediante a sua estruturação, mas, para Lotman, é justamente o caos que gera, alimenta e enriquece as estruturas. O imprevisível atua como uma matéria criadora e propulsora da história. Ademais, não só o futuro, mas também o passado podem ser pensados como imprevisíveis. Um acontecimento histórico, visto como uma consequência lógica e inevitável, é apenas a realização de uma das possibilidades prováveis.
A imprevisibilidade também está na base dos processos comunicativos, uma vez que a transmissão de uma mensagem do emissor para o receptor jamais ocorre de uma forma direta e linear. Nesse processo, inevitavelmente sugerem ruídos de comunicação que, para Lotman, não são necessariamente prejudiciais. A geração de novos sentidos e textos da cultura resulta precisamente da incompreensão. A imprevisibilidade desse percurso, que também pode ser chamado de tradução, se dá graças à natureza única de cada um dos seres humanos. No limite, o comportamento imprevisível e sem lógica do outro pode ser avaliado como loucura, que, para Lotman, representa o comportamento imprevisível próprio do intelecto humano. Isto é, a loucura representa a criatividade. A arte, que recria a realidade, mas também explora outros caminhos possíveis, expressa da melhor maneira possível a natureza criativa do ser humano. A arte, portanto, seria a expressão mais potente da imprevisibilidade.
Para esta edição, Ekaterina nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.

Pedro Fonseca
Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara Tavares
Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP
Faltou algo nesta edição?
Tem uma notícia para compartilhar conosco?
A Newsletter da ABES circulará mensalmente.
Para a edição de abril/2025, envie suas contribuições até o dia 1/6/2025.
Contate-nos via abes.midias@gmail.com




