top of page
site_background_4b3.png

Newsletter Abes

um ponto de encontro de semioticistas de diferentes vertentes

2024

2025

jan

ago

set

out

nov

dez

Logo da Abes

nesta edição: eum convite especial da ABES, eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por João Queiroz. Boa leitura!

Newsletter da ABES, ano 1

Chegamos à quinta edição da newsletter da ABES.

Assim como a própria ABES, a nossa newsletter tem como objetivo ser uma arena comum de diálogo entre diferentes vertentes da semiótica e um ponto de encontro entre semioticistas brasileiros e estrangeiros. Para tanto, nesses  últimos cinco meses, divulgamos lançamentos de livros e revistas, chamadas para publicações, anunciamos eventos e compartilhamos informações sobre eventos que aconteceram. 

 

Na seção Nota Semiótica, tivemos a oportunidade de ler reflexões dos grandes José Luiz Fiorin, Clotilde Perez, Amálio Pinheiro e Lucia Teixeira — e, nesta edição, de João Queiroz — nomes que são referência para a semiótica brasileira. Essa seção permanece aberta para contribuições de toda a comunidade. 

 

Toda a newsletter, aliás, é uma construção coletiva, que não seria possível sem as contribuições que recebemos por e-mail nos últimos meses. Por conta da natureza plural da ABES, não teria como ser diferente. Encorajamos e pedimos a todos os nossos leitores, mais uma vez, que compartilhem conosco informações sobre eventos, livros e revistas que sejam do interesse da comunidade semiótica. 

 

Esperamos que o trabalho realizado até aqui tenha contribuído para a circulação de informações entre os semioticistas do Brasil. Já somos mais de 1500 pessoas a receber mensalmente esta newsletter. 

 

Lembramos, por fim, que acontece, em julho de 2025, o VI Congresso Internacional da ABES, com o tema “Presenças”. Continue acompanhando a newsletter para receber informações atualizadas sobre este nosso grande evento do próximo ano. Reiteramos, ainda, o convite para que, caso ainda não o tenha feito, associe-se à ABES

 

A newsletter dá uma pausa em janeiro e retoma em fevereiro. Boas festas e até lá! 

 

Um abraço,

 

Pedro Fonseca e Sara Tavares

Editores

prepare-se para 2025

confira os próximos eventos e cursos da comunidade semiótica brasileira

 

 

 

 

 

 

01 a 04/07/2025

Acontece na Universidade de São Paulo o VI Congresso Internacional da ABES, com o tema Presenças. Mais informações em breve.

08 a 11/06/2025

Acontece em Belo Horizonte o XVI Congresso Internacional da ALED, em edição especial que celebrará os 30 anos da fundação da ALED. Trata-se de uma ocasião privilegiada para refletirmos sobre as discursividades contemporâneas, as redes de pesquisa e as problemáticas que se desenvolvem hoje no campo dos estudos do discurso e das ciências da linguagem, com abertura para a interdisciplinaridade que sempre constituiu a essência dos estudos discursivos. O tema central, Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital, permite induzir uma reflexão plural e fundamental sobre os desafios do mundo atual, as transformações no cenário político, as mudanças climáticas, as diferentes esferas discursivas, os desafios públicos, midiáticos e políticos dos discursos digitais, entre outros objetos.

 

 

 

 

 

26 a 28/05/2025

Acontece em Brasília a 18ª. Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º. Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana, com o tema “Signos em Expansão”. A jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. Mais informações aqui.

site_background_4b3.png

no prelo e na praça

confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

Revista EntreLetras

organizado por Alexandre Marcelo Bueno (UPM) e Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB)

 

O mais recente número da revista EntreLetras reúne pesquisas desenvolvidas no Grupo de Trabalho de Semiótica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) durante o biênio 2022-2023. A temática do biênio, “Semiótica discursiva: unidade e diversidade”, traz reflexões a respeito dos rumos da teoria e de sua capacidade para se transformar. Confira aqui.

Revista Acta Semiótica Et Lingvistica

organizado por Ederson Luís da Silveira (UFFS), Francisco Vieira da Silva (UFERSA) e Lucas Rodrigues Lopes (UFPA)

 

O dossiê temático “Estudos  do  discurso  sob  diferentes  prismas  teóricos”, organizado por Ederson Luís da Silveira (UFFS), Francisco Vieira da Silva (UFERSA) e Lucas Rodrigues Lopes (UFPA), buscou reunir variados estudos que tomam como objeto de análise o fenômeno do discurso a partir de diversos horizontes investigativos, considerando que os estudos do discurso estabelecem prodigiosas interconexões com múltiplos campos do saber e recobre uma miríade de objetos de investigação. Disponível aqui.

Texto Livre e Tecnologia

 

A Revista Texto Livre, mantida pelo departamento de Linguística da UFMG, publicou em novembro/2024 o seu volume 18, intitulado “Texto Livre e Tecnologia". A revista pode ser acessada aqui.

A Construção da Verdade

de Diana Luz Pessoa de Barros, Paolo Demuru, Regina Souza Gomes e Renata Mancini

“Com a internet e as redes sociais, as fake news ganharam amplitude inédita, o que fez mudar nosso entendimento de realidade e de verdade, vistas agora pela Linguística como construções derivadas de relações de poder e crença. Uma vez que a ideologia da mentira é um risco à democracia, é imperativo ensinar às pessoas, por meio do exame do texto, como reconhecer a mentira sob a aparência de verdade. Em tempos de polarização e de ascensão do fascismo, a obra assume o nobre compromisso de analisar os mecanismos linguísticos com que se constrói o parecer verdadeiro e, sobretudo, ensinar uma leitura efetivamente crítica”. A obra está em pré-venda no site da Editora Contexto, aqui.

chamadas para publicações e eventos

revistas de semiótica e campos afins com convocações em aberto

Bakhtiniana - revista de estudos do discurso

Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso segue recebendo propostas de artigo para publicação nas edições “Tecnologias, inteligência artificial e autoria”, cujos editores ad hoc são Luciana Salazar Salgado, Lucia Santaella e Tony Berber Sardinha (prazo: 10/03/25). Confira aqui.

 

Também está aberta a convocação para a edição “Uma abordagem dialógica da memória coletiva”, editada por Alexandre Dessingué e Anderson Salvaterra Magalhães. Os artigos dessa edição discutirão, de um ponto de vista discursivo, os diversos modos pelos quais o passado pode ser entendido como uma construção dialógica a servir diferentes objetivos na sociedade, aí incluídos o estudo de memória coletiva e cultural, o estudo da consciência histórica e pensamento crítico e outras várias e variadas configurações da coletividade em uma abordagem discursiva. O prazo para submissão de originais é 02/03/2026 e mais informações podem ser encontradas aqui.

Acta Semiotica et Linguistica (ASEL)

“Do signo verbal à imagem digital: relações intersemióticas e discursivas nas redes” é o tema do dossiê da Acta Semiotica et Linguistica que tem como objetivo reunir um conjunto de trabalhos que têm como ponto de discussão a relação da língua com a sociedade, em especial o embate teórico travado entre essas duas instâncias – norma gramatical versus a língua em uso. A edição, a cargo de Marco Antonio Almeida Ruiz (UFG), Edna Silva Faria (UFG) e Lígia Mara Boin Menossi de Araújo (UFSCar), busca proporcionar reflexões sobre por que é necessário, ainda, discutirmos isso num Brasil diverso e multicultural. A edição deve circular em 30/04/2025. Confira aqui.

Esferas

A revista Esferas - Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste está com chamada para submissão das propostas de publicação para o dossiê Semiótica, Cognição e Comunicação. A edição será dedicada a publicar estudos originais e consistentes, que examinem aspectos filosóficos e semióticos significativos dos diversos fenômenos, processos e resultados de comunicação. Os artigos devem considerar a amplitude do campo da comunicação sob uma perspectiva semiótico-cognitiva — podendo incluir, por exemplo, a comunicação linguística ou não-linguística, interpessoal, intercultural, retórica, digital, híbrida, de agentes não humanos, etc. A edição aceitará submissões de áreas de pesquisa estabelecidas e/ou emergentes a partir de vários fundamentos filosóficos, teóricos ou metodológicos — incluindo abordagens semióticas, cognitivas, interpretativas e críticas dos fenômenos comunicacionais. Data limite de submissão: 15/12/24. Confira aqui.

Papéis

PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS está com chamada aberta para o volume 29, nº 57/2025, consagrado ao dossiê temático “Mulheres: Reflexões Discursivas em torno do Feminino”. A edição é de responsabilidade das professoras Elaine de Moraes Santos (UFMS) e Kátia Alexsandra dos Santos (UNICENTRO). O prazo para submissão de trabalhos é 31/3/25 e mais informações podem ser obtidas aqui.

Entre Letras

Entre Letras

A revista EntreLetras informa que foi prorrogado para o dia 10/01/2025 o prazo para submissão de trabalhos para o Dossiê Gramática e Cognição: uma homenagem a Lilian Ferrari. A chamada completa pode ser acessada aqui.

aconteceu em outubro

o que aconteceu na comunidade semiótica

Congresso da Associazione Italiana de Estudos Semióticos

Aconteceu, entre os dias 7 e 9 de novembro, na Universidade de Bolonha, na Itália, o 52 Congresso da Associazione Italiana de Estudos Semióticos (Associação Italiana de Estudos Semióticos), intitulado "Forme del silenzio" (Formas do silêncio). O encontrou contou com a participação de semioticistas de diversas nacionalidades e vertentes, que abordaram a temática do silêncio a partir de seus respectivos pontos de vista teórico-metodológicos.

 

Durante o Congresso, foi lançado o livro MITI GALEOTTI - A intelligenza del resto, em homenagem à trajetória de Isabella Pezzini, organizado por Riccardo Finocchi, Paolo Peverini, Franciscu Sedda e Bianca Terracciano. Publicado por Mimesis Edizioni, a obra conta com artigos dos associados da ABES Ana Claudia de Oliveira, Marc Barreto Bogo e Paolo Demuru.

1º Seminário de Estudos do Samba do Gepoex/FFLCH-USP

Aconteceu, em 04/12/24, o 1º Seminário de Estudos do Samba, organizado pelo Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais (Gepoex), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento foi gratuito e aconteceu de forma on-line pelo canal da FFLCH no Youtube. O seminário reuniu pesquisadores, poetas, compositores e professores de diferentes instituições brasileiras para apresentar propostas, metodologias e resultados de suas investigações que tratam a manifestação do samba como gênero musical, dança, prática social, modo de vida etc. O vídeo se encontra disponível aqui.   

Fonte: Jornal da USP

nota semiótica

João Queiroz fala sobre a teoria da mente de C.S.Pierce

unnamed-4.jpg

“A mente está lá fora” — a teoria semiótica da mente de C.S.Peirce

João Queiroz

O que é a cognição? Essa pergunta parece uma armadilha. Nós não esperamos encontrar uma resposta geral (menos ainda definitiva ou exaustiva…) para a noção de “vida”, no Dept. de Biologia, de “tempo”, na Física, de “prova”, no Dept. de Matemática. As respostas são, invariavelmente, modelo-dependentes. Elas dependem das teorias e dos paradigmas consultados. Para Charles S. Peirce, baseado na doutrina do pragmatismo, e em sua teoria semiótica da mente, a cognição é um tipo de ação — "ação de signos”. Na versão que temos explorado dessa tese, a cognição é um processo emergente e auto-organizado de construção de nichos de artefatos (nichos cognitivos e semióticos). Essa posição teórica é conhecida como “externalismo cognitivo ativo” (Andy Clark, um de seus mais importantes defensores, resume assim: “a mente está cada vez mais fora de nossas cabeças”). Sua história recente (cerca de 30 anos), científica e filosófica, inclui muitas abordagens — mente estendida, cognição distribuída, cognição incorporada e e nativa, teoria de sistemas dinâmicos, solução de problemas situados, construção de nichos cognitivos. Elas diferem entre si sobre os modelos, e metodologicamente, sobre os protocolos de investigação e interpretação de resultados. Mas, em conjunto, elas representam o que é conhecido como “virada pragmatista” na ciência cognitiva. A semiótica cognitiva de Peirce antecipa, em algumas décadas, esse movimento. No entanto, pouca atenção é dada, ainda hoje, às suas principais ideias, especialmente em comparação com Dewey, James, e com filósofos de tradição fenomenológica, como Heidegger e Merleau-Ponty. 

 

Nós temos explorado, no grupo de pesquisa ICONICITY RESEARCH GROUP, muitas das ideias fundamentais do externalismo Peirceano, em diversos domínios — criatividade em música e dança contemporâneas, improvisação verbo-musical (repente, rap), literatura multimodal, tradução intersemiótica, teoria da tradução.

 

Publicações: https://iconicity-group.org/publications/

Instagram: https://www.instagram.com/iconicitygroup/

Site pessoal: https://joaoqueirozsemiotics.wordpress.com/

Paulo

Pedro Fonseca

Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara

Sara Tavares

Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP

Faltou algo nesta edição?

Tem uma notícia para compartilhar conosco?

A Newsletter da ABES circulará mensalmente.

Para a edição de setembro/2024, envie suas contribuições até o dia 1/9/2024.

Contate-nos via abes.midias@gmail.com

bottom of page