Renata Mancini
Presidente
Universidade de São Paulo (USP)
Renata Mancini é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (2015 – Bolsa CAPES). É professora do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e integra o corpo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da USP. Organizou, com Regina Gomes, a obra Semiótica do sensível: questões do plano da expressão (2020, Editora Mackenzie) e publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, abordando semioticamente os diálogos e interfaces entre linguagens na Literatura, Cinema, HQs e Jogos eletrônicos. Coordenou o GT de Semiótica da ANPOLL no biênio 2014-2016, integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, no período de 2012 a 2017, é membro do Conselho da FEDROS (Federação Românica de Semiótica) e atual presidente da ABES.


Paolo Demuru
Vice-Presidente
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Paolo Demuru (Sassari, Sardenha, 1981) é Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna, Itália, e em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-presidente da Associação Brasileira de Semiótica. Foi coordenador do Grupo de Trabalho Práticas Interacionais, linguagens e produção de sentido na comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2021-2023). Autor do livro Políticas do encanto. Extrema direita e fantasias de conspiração (Elefante, 2024) e de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais. Pesquisa atualmente, em parceria com estudiosos europeus e latino-americanos, sobre a linguagem e as práticas discursivas do populismo digital do século XXI, as teorias de conspiração e outras estratégias de desinformação.
Marc Bogo
Secretário
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Marc Barreto Bogo é professor doutor no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pesquisador no Centro de Pesquisas Sociossemióticas. É bacharel em design gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em comunicação e semiótica pela mesma instituição, em dupla titulação com a Université de Limoges (França). Realizou recentemente pós-doutorado na Università di Roma "La Sapienza" (Itália), pesquisando exposições de design em abordagem semiótica.

Juliana Di Fiori Pondian
Tesoureira
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Juliana Di Fiori Pondian é professora de Linguística na Universidade Federal Fluminense – RJ, Brasil, onde desenvolve pesquisas voltadas à linguística da escrita (grafemática), à semiótica, à tradução e à poesia. Também é tradutora de línguas clássicas e modernas e, em 2018, fundou a Syrinx – Biblioteca de Invenção, editora voltada unicamente à publicação da tradução-arte, onde coordena projetos associando o processo editorial à tradução da literatura experimental. Em 2021, concluiu o Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, Brasil, sobre poesia visual e foi uma das idealizadoras e organizadoras da Jornada Internacional de Poesia Visual, evento que já reuniu mais de 500 poetas e pesquisadores de todo o mundo, em duas edições (2021 e 2023). Entre suas publicações está o livro Entre la lettre et l’image: à la recherche d’un lieu commun, uma reunião de textos do pesquisador belga Francis Édeline, pela editora Academia L’Harmattan, 2020 ; e Et moi aussi je suis peintre: título fantasma de um livro inexistente, com 5 caligramas de Guillaume Apollinaire, pela Syrinx Editora.

Alexandre Marcelo Bueno
Conselheiro
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Alexandre Marcelo Bueno é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É formado em Linguística pela Universidade de São Paulo, onde realizou seu Mestrado e Doutorado (com estágio na Université Paris 8). Realizou Pós-doutorado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP e no Mestrado em Linguística da UNIFRAN, onde foi posteriormente professor (2017-2020).

Valdenise Lezier Martyniuk
Conselheira
Pontíficia Universidade Católica (PUC-SP)
Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); possui pós-doutorado em Comunicação (USP), MBA em Marketing (ESPM); Graduação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (PUCCAMP). Docente dos PPGCOS e PPGADM da PUC/SP e pós do Centro Universitário Belas Artes, pesquisadora e profissional nas áreas de marketing, comunicação e semiótica, com 30 anos de experiência, publicações e pesquisas voltadas ao consumo, estratégias de marcas, ESG e empreendedorismo, com ênfase nas aplicações da sociossemiótica. Coordenadora do curso de Administração da PUC/SP. Líder do Atelier de Semiótica, Consumo e Mídias do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC/SP-USP e pesquisadora do GEMA - Grupo de Estudos da Marca - PUC-SP.

Waldir Beividas
Conselheiro
Universidade de São Paulo (USP)
Professor Associado Livre-Docente no Departamento de Linguística (Graduação) e do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP). É autor de vários artigos publicados em revistas científicas e livros, dentre os quais destacam-se: (2017) La Semiologie de Saussure et la sémiotique de Greimas comme épistémologie discursive. Une troisième voie pour la connaissance. Limoges: Lambert-Lucas e (2020) Epistemologia Discursiva. A Semiologia de Saussure e a Semiótica de Greimas como terceira via do conhecimento. São Paulo: FFLCH-Humanitas. Sua pesquisa acadêmica situa-se na interface entre Linguística, Semiótica, Psicanálise e Epistemologia.
